SatBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceitos básicos para um bom apontamento

Ir para baixo

Conceitos básicos para um bom apontamento Empty Conceitos básicos para um bom apontamento

Mensagem por Dennis Sáb Jul 20, 2013 9:07 pm

RECEPÇÃO DE CANAIS FREE-TO-AIR E DE CANAIS FECHADOS VINDOS DOS SATÉLITES

As transmissões de sinais que partem dos satélites geoestacionários que podem ser de vídeo, de áudio e de streams de dados e de internet.

SATÉLITES GEOESTACIONÁRIOS
Geoestacionário, diz-se da órbita terrestre a cerca de 36000 km de altitude, na qual os satélites ali posicionados giram em torno da Terra com a mesma velocidade angular que a Terra gira em torno do seu eixo polar imaginário.

Os canais de vídeo e os de áudio são transmitidos de forma aberta e/ou de forma fechada, através de algum padrão de encriptação. Os sinais de dados e os de internet também são transmitidos sob específica encriptação.

Os canais transmitidos de forma aberta são chamados de FTA, acrônimo de free-to-air (livres ao ar).
Os canais transmitidos de forma fechada são chamados de codificados.
A recepção dos canais FTA são, via de regra, de livre acesso.
Assim são os canais das principais redes de TV do Brasil transmitidos e recebidos por milhões de antenas da Banda C em todo o território nacional.
Os canais codificados são de acesso restrito, de acesso condicional e o acesso aos mesmos só pode ser realizado por aqueles que possuem equipamentos dedicados (dados e internet) ou receptores digitais com módulo de acesso condicional, obtidos através de assinatura.
São os chamados serviços direct-to-home ou DTH.

Os principais serviços DTH conhecidos no Brasil e nos países da América latina são a SKAY, a DirectiTV, a Você*TV, a D*THI(Bobofonica), a Tuvis, a Movi*estar, a Movie*City, GeVeTe, OihTV e a Via Embromatel que oferecem variada grade de programação aos seus assinantes.

COMO RECEBER AS TRANSMISSÕES DA BANDA C E DA BANDA KU NO BRASIL E AMÉRICA DO SUL

As transmissões via satélite, no enlace de descida, são realizadas em frequências que variam de 1 a 110 GHz.
Nesse espectro de freqências, existem subdivisões de bandas como a L, S, C, X, Ku, K, Ka V e W.
A banda C não extendida opéra na faixa de 3.7-4.2 GHz e a Banda Ku alta, usada nas transmissões das Américas via de regra, opéra na faixa de 11.7-12.750 GHz.

BANDA C
Faixa de frequência de micro-onda que corresponde, no enlace de descida dos satélites, ao intervalo de 3400 a 4800 MHz e, no enlace de subida, de 5725 a 7075 MHz. Dentro desses intervalos, os satélites com transpônderes de Banda C comumente utilizam a faixa de 3700 a 4200 MHz, no enlace de descida e de 5725 a 6275 MHz no enlace de subida.

Para receber os sinais da Banda C, utiliza-se uma antena de diâmetro acima de 1.50 metros fechada ou 1.80 metros que pode ser de superfície fechada ou aberta (tela expandida de alumínio).
Além desse tipo de antena, o LNBF também é específico para Banda C, podendo ser monoponto ou multiponto.
Finalmente, é necessário um receptor analógico para o C2 (Único Satélite, que ainda tem transmissões Analógicas), ou um receptor digital DVB-S/S2, que servirá tanto p/ o C2 como p/ os demais satélites.

BANDA Ku
Faixa de frequência de micro-onda que corresponde, no enlace de descida dos satélites, ao intervalo de 10700 a 12750 MHz e, no enlace de subida, de 12750 a 14500 MHz.

Para receber os sinais da Banda Ku, utiliza-se uma antena de diâmetros entre 45 cm e 1.5 metros ou mais, normalmente de superfície fechada, más podendo ser usada até com antenas acima de 1.80m teladas.
Além desse tipo de antena, o LNBF também é específico para Banda Ku, devendo ser unicoversal, para assegurar-se de que capta transpônders, não só da banda Ku alta, mas também da banda Ku baixa.
Como na Banda C, é necessário um receptor, porém digital DVB-S/S2, por não existirem mais transmissões analógicas.

Ilustração de uma Antena focal point fechada ou telada p/ Banda C ou Ku(abaixo), recebendo o sinal do satélite...
Conceitos básicos para um bom apontamento Img08910
Dennis
Dennis

Conceitos básicos para um bom apontamento Default6

Mensagens : 496
Pontos : 1439
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 47
Localização : Praia Grande/SP

https://satbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos