O fim das mídias físicas?

Ir em baixo

O fim das mídias físicas? Empty O fim das mídias físicas?

Mensagem por Dennis em Seg Ago 05, 2013 8:11 pm

O fim das mídias físicas é um assunto bastante em pauta na última década. Desde o sucesso dos games para smartphones, grandes produtoras de consoles e games vêm trabalhado com uma nova realidade. Sabemos que a SONY e a Microsoft investiram pesada em suas redes online para vender games completos online, tanto para o Xbox 360 quanto para o PSP, VITA e PS3. Porém nos consoles de mesa, a cultura da compra e venda de mídias físicas tem se mantido.


No caso do PSP, a SONY lançou há anos seu PSP Go, que apesar de não ter sido um sucesso em vendas, teve seu público e aceitação, acreditamos que independente da sua mídia de jogos.

O motivo do sucesso dessas mídias nos smartphones e tablets

Já no caso dos smartphones e tablets, não há outra opção. Como se firmaram como plataforma de games (em especial os aparelhos com IOs e Android), os desenvolvedores e jogadores tiveram que se adaptar a compra e download de games online, pois não há cartões ou outras mídias disponíveis. O Nokia N-gage foi a última tentativa em juntar os dois sistema (celular com videogame portátil que usava cartões de jogos).

Gosta de nostalgia? Relembre os melhores jogos do Super Nintendo



A opinião de David Darling, que era da Codemasters

Na última semana David Darling, o fundador da Codemasters, entrou de cabeça no assunto, comentando sobre o “arrependimento” da Microsoft com relação às políticas de distribuição digital do Xbox One, que para ele representaram a entrega definitiva do mercado de jogos para empresas como Apple e Google. Ele acredita que as mídias físicas são um atraso tecnológico, e que já deveriam ter sido abandonadas na atual geração, com o PS3 e o Xbox 360.

Para ele o PS4 e o Xbox One deveriam ter abolido juntos ao drive de mídias óticas, o que faria com que os jogadores, assim como ocorrer com os smartphones, abandonassem obrigatoriamente as mídias físicas. A medida baixaria os custos com a produção dos games, chegando há um preço muito mais baixo para o consumidor final.

Darling está bastante preocupado com as empreitadas da Google e da Apple no entretenimento caseiro, com sistemas operacionais acessíveis e equipamentos poderosos. Ele acredita que a Google não demorará à lançar um console de mesa open source com uma versão turbinada e aberta do Android, baseado na nuvem e no download de games online, com custos baixos e na maioria Indies. A preocupação parece estar ligada ao enfraquecimento de grandes empresas (e até a falência de muitas) em contrapartida do sucesso dos games independentes, que custam pouco e rendem milhões.

As soluções

As soluções apontadas por Daivid seriam duas: reduzir os preços de dispositivos e games ou tentar a adoção das mídias digitais como uma forma baratear e acelerar a aquisição de games pelos jogadores. Ele acredita que o fim dos jogos em disco, está próximo e que é inevitável. Arrisca ainda que o prazo para o fim das mídias é de 6 meses.

Fora da Codemasters desde 2007, trabalha na Kwalee, uma desenvolvedora europeia de aplicativos e jogos para smartphones.

_______________________________________________

.
.
O fim das mídias físicas? Assina11

Dennis
Dennis

O fim das mídias físicas? Default6

Mensagens : 496
Pontos : 1439
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : Praia Grande/SP

https://satbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum