Por que ainda não temos uma CNN Brasil?

Ir em baixo

Por que ainda não temos uma CNN Brasil? Empty Por que ainda não temos uma CNN Brasil?

Mensagem por Dennis em Seg Ago 12, 2013 8:19 pm

CNN é a maior emissora de notícias 24 horas do mundo e pertence a programadora internacional Turner (TNT, Space, Warner Channel, I-SAT, TCM, etc.). A rede possui canais nos EUA (CNN US), Chile (CNN Chile), Índia (CNN-IBN), Turquia (CNN Türk), Japão (CNNj) além de toda a comunidade de língua espanhola do mundo por meio da CNN en Español. Ainda a emissora americana possui estúdios por todo o mundo, havendo dois deles aqui no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.


Com essa introdução, é um pouco frustrante para nós, brasileiros, não termos uma versão da CNN em português, pois países como Chile, Turquia e Índia possuem suas CNNs, enquanto nós estamos aqui, lutando para assistir os canais CNN International e CNN en Español em idiomas onde a maioria dos brasileiros é deficiente.

Chile, Índia e Turquia são países menores em todos os sentidos em relação ao Brasil, sentidos estes que influenciam na instalação de uma emissora de porte internacional em um determinado país, como por exemplo, a economia, a população (com exceção da Índia) e seu poder aquisitivo, etc. Mas então por que existe uma CNN nestes países e não uma CNN no Brasil?

Vamos primeiro analisar os fatos e qual os motivos de existir uma CNN em países que não tem um destaque tão grande quanto o Brasil nos noticiários internacionais.

CNN Chile

O canal pago CNN Chile estreou no país em 2008. Mas o que ninguém sabe é que não é a Turner que está por trás deste canal, apesar dela ser a sua dona majoritária e administradora. O canal só está naquele país hoje, não porque o Chile é destaque internacional o suficiente que merece um canal exclusivamente seu, e sim, porque a VTR Chile (Liberty Global, aquela que está prestes a vir para o Brasil) foi que conseguiu e investiu no canal. Esse é o motivo da existência do canal no Chile e não porque a CNN deu destaque a ele.

CNN-IBN (Índia)

Esse canal não é necessariamente uma CNN, mesmo que a Turner programe o canal e haja a sigla CNN em seunome. Já podemos tirar isso pela sigla IBN que significa Indian Broadcasting Network. Sem falar que o canal é totalmente em inglês, se restringindo a somente um grupo social naquele país, já que a maioria de sua população não entende a língua adota para o canal. Os programas do canal sempre levam o nome IBN, deixando a sigla CNN somente em seu logo. Não queremos um canal do tipo no nosso país, não é mesmo?

CNN Türk

Assim como os outros, a Turner não é a sua dona por completo, sempre havendo outro grupo por trás destes canais. Esse é o canal mais antigo da CNN fora dos EUA, foi lançado em 1999. Há uma especulação acerca do canal, que se refere ao motivo da instalação no país: A CNN estaria interessada em se instalar em países do Oriente Médio para poder ficar mais perto da invasão dos EUA ao Iraque. No entanto, vários desses países do Oriente Médio não são tão abertos assim, e a Turquia foi o único país mais seguro e próximo das invasões para a sua instalação. Também, há diversas controvérsias a respeito do canal, pois o mesmo evitar exibir notícias que são contra ao governo turco.

CNN Brasil

A TV brasileira, tanto aberta como fechada é monopolizada pela Rede Globo, e ela está fazendo de tudo para que a CNN não se instale no Brasil para não criar uma concorrência de peso para seu canal político de notícias Globo News. A pressão por parte das concorrentes, caso a CNN venha se instalar no Brasil será enorme, dificultando toda a emissora no começo de sua operação aqui.

Acho que por essa ninguém esperava: Existe uma possibilidade, que já vem sendo estudada pela CNN, para um canal da rede exclusivamente brasileiro. O Brasil já é destaque de pelo menos cinco notícias da CNNi por semana, número suficiente para um canal no país, e além disso, o crescimento econômico e do poder aquisitivo da população brasileira vem despertando interesses em empresas internacionais. Isso sem falar dos grandes eventos mundiais que irão acontecer no Brasil – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Já podemos ver os indícios do interesse da CNN no país, pois ela já tem estúdios e escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, inaugurados ano passado. Assim como ocorreram em outros países, a CNN busca uma parceira para iniciar sua operação no Brasil, mas assim como a Dish Network, ainda não encontrou um parceiro e estuda lançar seu canal individualmente. Caso isso aconteça, será o primeiro canal da rede a ter uma emissora totalmente programada e administrada pela Turner, aos moldes da CNN US (Estados Unidos). Estima-se que em 2015 a CNN lance seu canal em português para o Brasil. Só relembrando, o ano de lançamento para 2015 é mera especulação.

Trabalhar no Brasil, definitivamente, é um campo minado para qualquer nova empresa da área da televisão. Por isso, há tantas poucas inclusões de programadoras de peso nesse segmento no país. Mesmo sendo a sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda é escasso na TV por assinatura. E caso a futura CNN Brasil não tome cuidado o suficiente com a Globo, será só mais uma na lista de emissoras que não deram certo da rede – CNN Italia está entre uma delas.

Esperamos ansiosamente por essa vinda, que poderá quebrar o monopólio da Globo News, pois as atuais concorrentes Band News e Record News, parecem não conseguir conter a gigante global.

_______________________________________________

.
.
Por que ainda não temos uma CNN Brasil? Assina11

Dennis
Dennis

Por que ainda não temos uma CNN Brasil? Default6

Mensagens : 496
Pontos : 1439
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : Praia Grande/SP

https://satbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum