Os Consoles mais Vendidos da História

Ir em baixo

Os Consoles mais Vendidos da História Empty Os Consoles mais Vendidos da História

Mensagem por Dennis em Sex Jun 21, 2013 8:00 pm

Em uma matéria MUITO boa do site Arena IG, foi demonstrado um belo infográfico sobre a venda total dos 10 videogames mais vendidos da história. Ele já está totalmente atualizado, mas considera os dados até 2012.

Os Consoles mais Vendidos da História Game_consoles

É evidente que tudo depende da época, pois no início da história dos consoles, com o primeiro videogame popular, o Atari, as vendagens era muito diferentes. Era um tempo em que os sistemas de jogos ainda engatinhavam e precisam convencer os consumidores que valia a pena adquirir tais aparelhos.

Quem fez muito bem esse papel, superando todas as expectativas, foi o NES – Nintendo Entertainement System – Com expressivas 61.91 milhões de unidades vendidas. Tudo fica mais impressionante se levarmos em conta a época (anos 80, crise dos videogames) e também o número assustador de clones que percorrem o mundo até hoje, como Polystations e aparelhos da Dynavision. Se fosse possível mensurar essas vendas, provavelmente teríamos esse sistema entre os 5 primeiros.
Veja a imagem abaixo que reflete muitas coisas, as quais continuaremos analisando:

Os Consoles mais Vendidos da História Vendas%2Bdos%2Bvideogames



Como muitos já sabiam, o Playstation 2 foi e ainda é o console mais vendido da história. O longo tempo de produção (que se estende até hoje), a maior biblioteca de jogos da história, a qualidade desses jogos e o preço que caiu relativamente rápido após o lançamento, fizeram dele o maior de todos. Logicamente que opiniões se dividem. Muitos tentam eleger o Dreamcast ou até mesmo o Gamecube como os melhores da sexta geração, porém essas opiniões não foram o bastante para conseguir coloca-los no top 10 histórico.

A presença dos portáteis nessa lista é bastante interessante, mas acaba tirando espaço de outros 3 grandes consoles da história, o Super Nintendo, o Nintendo 64 e o Megadrive, que apareceriam logo atrás do Playstation 3. Minha crítica sobre a presença deles na lista se dá pelo fato de que muitos gamers possuem tanto o portátil como o console de mesa, mas ao mesmo tempo, é ideal para analisarmos o desempenho deles na história.

O Nintendo DS é surpreendente. Seu modelo original era grande pesado e feio, mas grandes jogos e um bom desempenho o colocaram na segunda posição, muito próximo do PS2. Seus inúmeros modelos lançados e o longo tempo que é produzido aliado a anos de liderança no Japaão, garantiram vendas assombrosas, o tornando o console portátil mais vendido da história, muito à frente do Gameboy em seus quase 15 anos de vendas.

O desempenho do DS fica ainda mais admirável se observarmos que o PSP conseguiu vender mais de 70 milhões de unidades, um concorrente de peso que ajudou a frear um pouco o aparelho da Nintendo.
Vemos também como caso de sucesso a Sony. Ela simplesmente conseguiu emplacar todos os seus 4 consoles, os 3 de mesa e seu portátil , entre os 10 mais vendidos da história. Uma marca invejável diga-se de passagem. Da parte da Nintendo apenas o Gamecube, Nintendo 64 e Virtual Boy fogem desse ranking.

Para tirarmos os portáteis da lista, encontrei mais dados (totalizados até o ano passado) sobre os consoles de mesa e seus respectivos jogos mais vendidos. O gráfico foi retirado do site prageek:

Os Consoles mais Vendidos da História Os%2Bvideo%2Bgames%2Bmais%2Bvendidos

Como comentei acima, Super Nintendo e o Megadrive entram na lista dos dez mais vendidos quando desconsideramos os portáteis. Essa lista está um pouco menos atualizada, e comente alguns equívocos, não por culta dela, mas por acreditar em “mentiras”. O caso do Sega Saturn já é clássico: o mal sucedido console de 32 bits da empresas não conseguiu vender e seus jogos não emplacaram. Mesmo assim a Sega afirma até hoje que vendeu mais de 20 milhões de consoles no mundo. Todas as fontes confiáveis  de consultoria sobre o assunto afirmam que o Saturn nunca passou das 11 milhões de unidades vendidas. Portanto coloquem ele em suas mentes trás do Dreamcast.

Superado tudo isso, observamos a nítida evolução da Microsoft com seu 360 em relação ao original. Tudo natural, até porque o 360 é de fato um belo console e com muitas virtudes. Se o Nintendo Wii não tivesse feito tanto sucesso, talvez o console prateado do Bill Gates tivesse ocupando um lugar muito mais elevado.

Sobre os jogos:

O segundo gráfico mostra ainda o jogo mais vendido de cada um dos consoles mais bem sucedidos. O campeão em vendas é o Wii Sports. Prefiro tirar um jogo assim da lista, pelo simples fato de que ele é distribuído junto com o console, de graça. Não há a opção de não comprá-lo.
O Wii Sports é um exemplo de jogo que não seria bem sucedido em vendas, a não ser que fosse vendido à um preço muito baixo. O mesmo não ocorre com o Super Mario World, que acompanhou o Super Nintendo gratuitamente mas que entra em qualquer lista de melhores games da história.
Feitas essas observações, resta analisar os jogos que efetivamente foram vendidos, caso do Grand Theft Auto San Andreas para Playstation 2, Gran Turismo e Halo 3. Monstros em suas categorias, alcançaram números gigantescos em vendas graças às suas virtudes e qualidades.

_______________________________________________

.
.
Os Consoles mais Vendidos da História Assina11

Dennis
Dennis

Os Consoles mais Vendidos da História Default6

Mensagens : 496
Pontos : 1439
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 42
Localização : Praia Grande/SP

https://satbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum