SatBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre Roms e Emuladores

Ir para baixo

Tudo sobre Roms e Emuladores Empty Tudo sobre Roms e Emuladores

Mensagem por Dennis Sex Ago 16, 2013 10:39 pm

O que é emulação?

Graças a emulação, uma invenção incrível do mundo da informática, é possível simular sistemas mais simples do que temos atualmente, utilizando dispositivos eletrônicos mais potentes e complexos que aqueles que estão sendo emulados. Para isso foram criados os chamados “emuladores”.

Um emulador é um programa feito para computador que imita (ou simula) o funcionamento de outro sistema, seja ele outro computador mais antigo, console de videogames, portátil, celulares, enfim, uma infinidade de outros aparelhos. A maioria dos emuladores nunca é vendido, é feito por fãs dos aparelhos antigos que buscam ressuscitar games, franquias e programas antigos, que já não são mais vendidos ou que são extremamente raros de se encontrar.

Qual emulador escolher? Dependerá do que você quer jogar. Traremos aqui no blog, tutoriais específicos, dicas de como usar cada emulador e quais os melhores jogos (roms) para se jogar. Garanto que você nunca mais ficará entediado na frente de seu computador.

O que são Roms?

Se um emulador serve para “emular” um sistema, este sistema precisará de um programa ou jogo para rodar, se não de pouco adiantaria. Por exemplo um emulador de Playstation (o PS1), é capaz de rodar a “bios” do sistema, que nada mais é que a alma do console, aquela que aparecia quando o console era ligado sem nenhum jogo dentro.

Tudo sobre Roms e Emuladores Super-10

Portanto se você pretende usar um emulador para seu fim principal, precisará da Rom, que na verdade é uma “imagem” digital daquilo que há 15 ou 20 anos era um cartucho ou CD. Os emuladores de consoles com CD são todos capazes de rodar os próprios CDs originais da época, através do drive de CD de seu computador ou notebook. Nos demais dispositivos (como celulares e tablets), para rodar basta criar uma ISO – imagem de CD ou DVD, para rodar normalmente o jogo.

Usar emuladores e roms é crime?

Não é crime ou contravenção, desde que você possua ou tenha possuído o jogo/programa que estiver usando no emulador e sua versão original. Isso se explica pelo fato de que quando você compra um jogo, não estava comprando apenas seu exemplar físico, mas também a licença para usar aquela cópia para fins pessoais. A rom nada mais é que um Backup daquela licença, o que você pode fazer livremente, desde que não alugue, venda ou divulgue.

Em diversos países pelo mundo o uso de qualquer ROM é permitido, desde que pelo prazo máximo de 24 horas, tempo considerado como um teste do software em questão. No Brasil a legislação não se manifesta nesse sentido.

Existem ROMS grátis para baixar?

De forma legal para uso irrestrito existem milhões de roms freeware, que nada mais são do que produções independentes feitas para testar engines e sistemas. Até hoje grupos programam games para SNES, Dreamcast e outros plataformas clássicas, em especial para os PCs antigos baseados em DOS.

Além de ROMS legais, a internet é recheada de jogos para baixar de todos os sistemas imagináveis, desde o Atari 2600 até jogos para consoles recentes. Como citamos, é preciso observar o prazo para testes ou então possuir o jogo citado com nota fiscal que comprove a propriedade dele.

O que é preciso para rodar Roms e Emuladores?

Conforme havia comentado em nosso primeiro post sobre o assunto, não é preciso de nenhum computador especial para rodar todos os sistemas até o ano 2000, o que inclui desde o Atari 2600, passando por Nintendo de 8 Bits, Super Nintendo, Mega Drive, Neo Geo, PS1 e Nintendo 64. Hoje em dia tanto os iPhones, quanto os celulares Android com mais de 1GH de processamento, conseguem rodar a maioria dos games muito bem. Nos PCs que temos hoje, mesmo que básicos, é a coisa mais leve do mundo.

Dificuldades para emular:

Mesmo a emulação do SNES só tornou completa na década passada, quando todos os cartuchos com chips especiais puderam ser emulados. Em games de PS1 e Nintendo 64 principalmente, diversas roms sofrem para ser emuladas, muitas vezes por abandono das atualizações dos emuladores. Enquanto no PC os projetos pararam, nos sistema IOs (para iPhone e iPads com Jailbreak) e Android, as atualizações são quase que semanais.

Conheça o Dingoo, portátil que emula de tudo um pouco por menos de 150 reais

O console Sega Saturn é um dos patinhos feios da emulação. Enquanto seu sucessor Dreamcast pode ser emulado por PCs de ruim para razoáveis, emular o Saturn sempre foi difícil. É preciso pesquisa para encontrar jogos e configurar seus poucos emuladores disponíveis.

Os consoles PS2, Gamecube e Xbox, também são emulados, com destaque para os 2 primeiros, que os PCs atuais tiram de letra e emulam muito bem em emuladores bem configurados. O Nintendo Wii que é praticamente um Gamecube melhorado, também é emulado de forma muito satisfatório, permitindo o uso do Nunchuk e Wii Remote originais em qualquer PC com Bluetoth.
Dennis
Dennis

Tudo sobre Roms e Emuladores Default6

Mensagens : 496
Pontos : 1439
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 47
Localização : Praia Grande/SP

https://satbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos